título

Papo de Blogueira: Edição de Imagens

13/07/2013


O post de hoje foi motivado por muitas perguntas que tenho recebido: "Qual programa você usa para fazer as suas montagens?" ou "Como você edita as suas fotos?". Pois bem, vou tentar - nesse post - explicar o básico sobre edição. Depois, em uma nova série de posts, vou ensinando coisas novas. Ok? Bora lá!



Como era de se esperar, eu uso o Photoshop. O Photofiltre Studio introduziu a edição de fotos na minha vida e quebrou o galho por um bom tempo, até eu descobrir o Photoshop. Comecei usando o CS3 e hoje uso o CS5. No início foi difícil me adaptar, mas o Photoshop é incrível e tem inúmeras ferramentas que, com o tempo, você acaba se acostumando. 

Eu baixei o Photoshop CS3 na época do Orkut e o CS5 peguei com um amigo (alô Gê). Se você estiver interessada/o no programa, não precisa correr e entrar no orkut. Eu encontrei um Tumblr que disponibiliza o Photoshop, além de outros programas para edição de fotos. Confira clicando aqui.



Além da experiência com o programa que você irá usar (que só é adquirida através de muita prática), você também vai precisar de materiais. No caso do Photoshop, você pode usar fontes, actions, PSDs, brushes, shapes, styles, entre outros. Eu uso apenas dois sites para conseguir todos os materiais que eu preciso: Dafont e DeviantART.

O Dafont é um site exclusivo de fontes. Já o DeviantART é mais variado. Além de fontes, você encontra edições e manipulações de outros usuários, actions, PSDs, texturas, styles, todo e qualquer material para edição, até mesmo tutoriais. Vale lembrar que ambos os sites são em inglês e que buscas devem ser feitas neste idioma.


Para o post não ficar extenso, fiz uma lista com quatro tutoriais e guias básicos para quem está começando. Dica: Tumblrs de edição são ótimos para aprender mais sobre Photoshop e outros programas de edição. Aposte!


Alguns tumblrs de edição: Things to Help You, Land of Designs, Design 4 You, Bombastic Design (vá na aba "Tutoriais").


Enfim, por hoje era isso. Como eu disse, o post foi bem básico. Nos próximos vou postar tutoriais (como fazer actions, organizar fotos em montagens, fazer fundo desfocado, entre outros). Sei que muitas blogueiras têm dúvidas quando o assunto é edição de imagens, então, se você precisar de ajuda, pode me procurar através do e-mail (amigadovampiro@live.com), da aba "contato" ou pelo Ask.fm do blog. E, enquanto os próximos posts não chegam, que tal baixar o photoshop e ficar brincando? Prática é a melhor maneira de aprendizado. 

6 comentários:

  1. Muito legal o post! Eu adoro mexer no Photoshop! Na minha opinião é o melhor programa de edição de fotos!
    Beeijos ;*

    peerfeitagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou... E é verdade, sem comparações, o Photoshop é o melhor!!! haha

      Beijos, beijos <3

      Excluir
  2. Eu sempre gostei da forma que você editava suas imagens desde muito tempo. Que bom que você tenha ensinado como fazer suas montagens. Eu não tenho o Photoshop, eu queria muito tê-lo (lógico), mas é que eu tenho muito medo de baixar programas em meu computador e dá vírus e tal.
    Jéssica
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jéssica, quanto tempo!!!
      Se você for se preocupar com vírus, nem usaria a internet! E, se você tiver um bom anti-vírus, vale a pena baixar o Photoshop.
      Agora, se você não quer algo "pesado", baixe o PhotoFiltre Studio. A qualidade nas edições é questão de organização.

      Beijos, beijos

      Excluir
  3. Amei o post!! Vc atendeu minhas dúvidas, eba!!! hehe estou louca pra baixar o photoshop, mas ele é muito pesado, não? :(
    Não sei se meu notebook vai aguentar hehe beijinhos e amei o post, estou a espera dos próximos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm e que bom que você gostou!!! Olha, depende do Photoshop que você vai escolher. Se quiser um mais "leve" opte pelo CS3. Ou, se não quiser se arriscar tanto, vai com o PhotoFiltre Studio. Tanto o CS3 quanto o PFS eu tinha no meu computador antigo e nunca deram problema.
      Edição é uma questão de organização, como falei na resposta acima :)

      Beijos, beijos <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...